SANTUÁRIO SÃO RAFAEL e BÁRBARA MAIX


SANTUÁRIO SÃO RAFAEL
e
BÁRBARA MAIX



Rua Riachuelo, 508   Porto Alegre – RS


São Rafael - é o nome de um Arcanjo (comum às religiões judaica, cristã e islâmica), responsável por executar todos os tipos de cura. Enviado por Deus para curar em Seu Nome, Rafa-el, em hebraico, “Rophe” significa médico e “el” Deus = “Deus cura".

A Bíblia, no Livro de Tobias (presente somente no cânon Católico), cita o Arcanjo Rafael. Em (Tb 5,4) lê-se: o jovem Tobias "(…) saiu em busca de alguém que conhecesse o caminho e que fosse com ele à Média. Ao sair, Tobias encontrou o anjo, de pé diante dele; mas não sabia que era o anjo de Deus”. Em (Tb 6,3) vê-se porque a imagem esculpida pelos católicos mostra o arcanjo segurando um peixe.

Em (Tb 6,4) fala do grande peixe que tentou investir o pé de Tobias e de que o anjo lhe ordenou que o dominasse para tirar-lhe o fel, o qual, foi usado pelo arcanjo para curar o pai de Tobias devolvendo-lhe a visão. No capítulo 12,15, Rafael se dá a conhecer: "Eu sou Rafael, um dos sete anjos que estão sempre presentes e têm acesso à glória do Senhor".

Sua festa é celebrada no dia 29 de setembro, junto com São Gabriel e São Miguel.



ORIGEM

Uma provisão de Dom Sebastião Dias Laranjeira, segundo Bispo do Rio Grande do Sul, de 3 de agosto de 1872. Registra que a Senhora Claudina Rosa d’Araújo, em verba testamentária, legou a Antonio Álvaro d’Araújo e sua mulher Delfina Rosa d’Araújo, genro e filha, sua casa, oratório e Imagem de Nossa Senhora da Conceição, bem como o terreno contíguo, à Rua Riachuelo. Desejava que, ali fosse construída uma Capela, ficando aos cuidados da Revda. Madre Priora Geral da Congregação do SS. Coração de Maria, Madre Bárbara Maix e suas sucessoras.



PROMESSA


De 1869 a 1870, Dom Sebastião Dias Laranjeira participou do Concílio Vaticano I. Durante a viagem de regresso ao Brasil, adoeceu gravemente. Fez, então, a promessa de, caso se restabelecesse, proveria a construção de uma Capela em honra de São Rafael. Rafa-el, em hebraico “Rophe” significa médico, “el”, Deus, "Deus Cura".

Dom Sebastião ficou perfeitamente curado. Tratou, de edificar a obra prometida, mas o terreno era insuficiente. Então, o Sr. Pedro Brusque de Abreu, Barão de Jacuí, e esposa, em 8 de março de 1877, fizeram doação do terreno que possuíam entre o Asilo Providência, situado na praça do portão, à Rua da Ponte (Riachuelo) e a Casa das Irmãs, para o referido fim.



CONSTRUÇÃO E DOAÇÃO

A Capela São Rafael teve sua construção iniciada em 1877 e foi inaugurada em 1878. O projeto foi executado pelo Arquiteto João Grünewaldt e a pintura pelo Irmão Jesuíta João Batista Kraus. Em 1886, Dom Sebastião doou às Irmãs do Imaculado Coração de Maria: a Capela São Rafael, alfaias litúrgicas (conservadas no Memorial), um carrilhão composto de 10 sinos (que se encontra na torre) e as imagens do Coração de Jesus e do Coração de Maria (nos nichos laterais do santuário)



A GRUTA

gruta de Nossa Senhora de Lourdes
Estando pronta a Capela, Dom Sebastião Dias Laranjeira mandou construir, na frente, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Benzeu-a depois, com um pouco de água que ele trouxera da fonte de Lourdes. É a primeira gruta construída em Porto Alegre.
link com mais fotos acima

Reforma e Restauração da Capela

Setenta e sete (77) anos depois, em 1963 e 1964, efetuou-se uma significativa reforma no interior da Capela São Rafael. Com muito pesar, foi preciso eliminar todo o madeiramento, danificado pelos cupins: o altar-mor, os altares laterais do Coração de Jesus e do Coração de Maria, o piso da Capela e do coro e a belíssima estátua de São Rafael que foi substituída por um crucifixo (1,70m), da autoria da artista plástica, Madre de Santo Ambrósio, da Ordem de Santo Agostinho. Também foi colocado um novo altar, em mármore branco, sobre o qual o Sacrário, em metal dourado.

Trinta e sete (37) anos depois dessa reforma, efetuou-se, então, a atual Restauração que teve início em maio de 2001, sendo o Arquiteto responsável o Irmão Lassalista, Renato Koch, perito em Arte Sacra. Para a execução dos trabalhos, foi contratada a Firma ARS RESTAURAÇÕES de Salvador do Sul/RS.

A conclusão das obras de restauração da Capela deu-se em setembro de 2002. Porém, os 4 painéis: Imaculado Coração de Maria, São Pedro, São Rafael Arcanjo e São Paulo, pintados pelo Sr. Marciano Schmitz, foram colocados na parece lateral direita, no início de 2003.

Quanto ao estilo do atual altar e dos nichos do Coração de Jesus e do Coração de Maria, são uma tentativa de aproximação dos antigos altares de madeira, efetuada a partir de fotografias dos mesmos e examinadas pelo Irmão Renato.



O RELICÁRIO DA BEM-AVENTURADA BÁRBARA MAIX
A preciosa Relíquia - Urna dos Restos Mortais da Bem-Aventurada Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria - foi trazida da Capela do Instituto Imaculado Coração de Maria, do bairro São Cristóvão, no Rio de Janeiro, aos 06 de fevereiro de 1957. Foi conservada com carinho e visitada pelas Irmãs, durante 30 anos, na sala das Relíquias (Memorial), no 3º andar, nesta casa. Em 28 de novembro de 1987, Irmãs e leigos alternaram-se em oração durante todo o dia e, à tarde durante a Celebração Eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Cláudio Colling, foi trazida para este espaço sagrado. 


Durante os preparativos da Beatificação de Bárbara Maix, em 16 de dezembro de 2009 e 23 de outubro de 2010, realizaram-se as Sessões de Reconhecimento dos ossos e de Reposição da Urna, bem como a preparação do local. O Retrato de Bárbara Maix aplicado na moldura do Relicário é cópia do original de Velcy Soutier, em 2004.
http://barbaramaix.blogspot.com.br/2010/10/restos-mortais-de-barbara-maix-ganham.html

Capela São Rafael elevada a Santuário

Aos 06 de novembro de 2010, no Gigantinho, em Porto Alegre, foi Beatificada Bárbara Maix, Fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Em louvor a Deus e considerando o aumento do nº de peregrinos à Capela São Rafael e à Relíquia da Bem-Aventurada, no dia 30 de novembro de 2010, S. Excia. Dom Dadeus Grings, Arcebispo da Arquidiocese, emitiu o Decreto de elevação da Capela à dignidade de Santuário. Celebrou-se este acontecimento com Solene Celebração Eucarística, no dia 06 de março de 2011.
                     http://www.icm-sec.org.br/santuario/index.html informações e fotos.









SALA CORAÇÃO DE MARIA

COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO



A sala Coração de Maria encontra-se no interior do Instituto Coração de Maria, à esquerda do Santuário. Foi decorada específicamente para a celebração do Centenário da Congregação, em 1949. Os símbolos e painéis que a decoram são de autoria das Irmãs: Julieta Araújo de Menezes e Lea Corina Siqueira e foram pintados pelo italiano Emilio Sessa (pintor muralista no Rio Grande do Sul, na metade do séc. XX) – assistente de Aldo Locatelli.

Em 2004, as pinturas desta sala foram restauradas pelo artista plástico Velcy Southier e esposa Susan Felix da Rosa, de Porto Alegre.

Nesta sala encontra-se o grande e original quadro do Imaculado Coração de Maria, idealizado por Bárbara Maix e pintado por Joseph Kastner, em Viena (1848). A pintura foi restaurada pela artista plástica, Sônia Wagener, em 2004.





 “Façamos do Coração de Maria um cofre onde colocamos todas as dores, aflições e trabalhos” (Bárbara Maix 14.09.1871).





Os dois vitrais - de rara beleza, obra da Casa Genta de Porto Alegre (1949).

O primeiro - homenagem da Congregação aos seus padroeiros: no centro, São José; logo acima, os Santos: Inacio de Loyola, Afonso Maria de Ligóri e Bernardo de Claraval; abaixo, as Santas: Teresa de Jesus, Clara de Assis e Juliana Falconieri.




Nas laterais dos dois vitrais encontram-se: o Cálice, símbolo da Eucaristia - “fonte de onde vem toda a fortaleza” e a Cruz, símbolo da Fé.



O segundo - doado por I.R.G.A. – J. Pereira da Silva: no centro, o Papa Pio XII que, ao proceder à Unificação da Congregação, definiu o nome – “Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria” e a reconheceu de Direito Pontifício (1947); acima: Dom João Becker, Arcebispo de Porto Alegre e Dom Vicente Scherer, seu sucessor; abaixo, centro: Madre Bárbara que, do céu abençoa e protege a Congregação; no ângulo esquerdo: postulantes, noviças e a mestra sob o símbolo do Coração de Maria; no ângulo direito: Irmãs professas voltadas para a Fundadora e sob o símbolo da comunhão com a Igreja.


Informações cedidas pela Ir Gentila Richetti

Missas aos Sabados às 16 horas.